A JANELA DE JOHARI
A Janela de Johari é um instrumento prático para analisar a maneira como uma pessoa se relaciona com as outras em seu grupo de trabalho ou em outras ambiências. Foi criada por dois pesquisadores americanos Joseph Luft e Harry Ingham. O termo “Johari” foi obtido a partir da junção dos dois nomes dos autores, Joseph e Harry. A Janela de Johari consiste num quadro composto de quatro partes, que pode ser visto na figura abaixo:
O resultado pós processamento do questionário é composto por um gráfico sem descrição explicativa por escrito, pois a mesma já está descrita abaixo aqui na página do referido teste.
EXEMPLO DO GRÁFICO JANELA DE JOHARI
Em suas relações interpessoais o indivíduo apresenta quatro facetas diferentes, como se vê na figura acima: o “eu aberto”, o “eu oculto”, o “eu cego” e, o “eu desconhecido”.
As duas áreas da figura, o “eu aberto” e o “eu oculto”, correspondem às partes conhecidos pela própria pessoa. As áreas, o “eu cego” e o “eu desconhecido”, são por elas ignoradas. Não são estáticas as informações contidas nessas barras e colunas, mas deslocam-se de um quadrante para o outro na medida em que o grau de confiança recíproca e o intercâmbio do feedback variam dentro do grupo.
Como resultados deste movimento, o tamanho e o formato dos quadrantes sofrerão modificação no interior da janela.
ABERTA
Esta área inclui aquelas informações (positivas ou negativas) que são conhecidas tanto pela pessoa em questão quanto pelas outras pessoas.
OCULTA
Representa os aspectos que a pessoa conhece, mas, consciente e deliberadamente, esconde dos outros por motivos diversos, tais como:
CEGA
Esta é a área de informações sobre a pessoa que é desconhecida por ela mesma, embora seja conhecida pelas outras pessoas.
DESCONHECIDA
Essa área é ao mesmo tempo desconhecida por nós mesmos e pelas outras pessoas.
O teste é composto de 20 perguntas No questionário que você acaba de preencher, existem 10 perguntas que estão relacionadas com sua receptividade ao “feedback” (retorno de informações) de seus amigos ou conhecidos e 10 perguntas que estão relacionadas com sua disposição a auto-abertura para proporcionar “feedback” a seus amigos ou conhecidos